HISTÓRIA DO AMENDOIM

A origem

 

O amendoim é uma semente comestível da planta Arachis Hypogaea. Embora confundido com noz, o amendoim é um tipo de fruto ou vagem. É uma planta que não passa de 50 cm de altura e as flores são pequenas, amareladas e é originária da América do Sul (Brasil e países fronteiriços: Paraguai, Bolívia e norte da  Argentina. 

 

A origem do nome vem do tupi “mandu’wi”, que significa enterrado, mas também é chamado de  "amondoí", "amendoís", "mandobi", "mandubi", "mendubi", "menduí" e "mindubi”.É um alimento popular em todas as regiões do Brasil, e pode ser consumido tanto doce como salgado. A semente faz parte da cultura brasileira, e é ingrediente principal de muitas receitas tradicionais, como paçoca, pé-de-moleque, bolos e até sorvetes.

Amendoim_e_pa_oca.jpg
Amendoim_planta.jpg

Para o mundo

Com a chegada de Cristovão Colombo ao continente americano no século 16, houve a difusão do amendoim e levaram o grão à Europa, Ásia e África. Por volta de 1560, a semente foi introduzida na África Ocidental, e no início do século 17, a planta do amendoim já era comum em toda região tropical oeste do continente africano. A expansão aconteceu também com a ajuda dos escravos, que, quando conduzidos à América do Norte, levaram com eles o amendoim. A leguminosa foi até emblema da Geórgia, nos Estados Unidos.  

 

Amendoim no Brasil

O Brasil já produziu grandes volumes de amendoim. Na década de 1970, o país atingiu a marca significativa de 1 milhão de toneladas. Desde então, os números caíram, principalmente porque produtores o trocaram pela soja. Seu cultivo, porém, voltou a ser expressivo a partir de 1995. 

 

Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu, na safra de 2010/2011, 242,3 mil toneladas de amendoim. O cultivo da semente é feito em todo país, mas São Paulo é responsável por 80% da produção nacional  compostas em duas regiões, Alta Paulista e Alta Mogiana, compreendidas pelas cidades de Tupã, Marília, Dumont, Ribeirão Preto, Jaboticabal e Sertãozinho.

 

Em 2010, o Brasil exportou 54 mil toneladas da semente, o equivalente a 22% da produção. O restante é utilizado no mercado interno e sua destinação concentra-se na área de confeitos, salgadinhos e doces. A paçoca e o pé-de-moleque, ambos preparados à base de amendoim, são verdadeiros ícones da cultura popular, com grande aceitação de norte a sul do país.

 

A paçoca, palavra de origem tupi que significa esmigalhar, surgiu no período colonial do Brasil, mas os povos indígenas já faziam misturas com a farinha de mandioca antes da chegada dos portugueses. Os ingredientes são amendoim, farinha de mandioca, açúcar e sal.

Muito popular no estado de São Paulo, principalmente na região do Vale do Paraíba, a paçoca costuma ser consumida o ano todo, mas a procura é maior durante as festas juninas. Essas celebrações, aliás, fazem parte da cultura brasileira. Além das danças e brincadeiras, são tradicionais pela comida.

 

O pé-de-moleque também surgiu no século 16, com a chegada da cana-de-açúcar. Muito popular em Minas Gerais, o doce começou a ser produzido artesanalmente em 1930. Os ingredientes são açúcar ou rapadura e fragmentos de amendoim.

P__de_Moleque.JPG
Amendoim_com_chocolate.jpg
Amendoim_antiga.jpg
Pa_oca_1.jpg
Pa_oca.jpg

O potencial alimentar do amendoim permite outros empregos na culinária, especialmente devido à sua característica agradável de sabor, sendo utilizado com destaque na cozinha chinesa.

 

O maior produtor mundial de amendoim é a China que  chega a produzir 15 milhões de toneladas e consume 95% da produção. Por isso, o amendoim é usado em receitas de algumas regiões chinesas, como frango xadrez, por exemplo.

 

Em 2011 o Brasil produziu 311.459 tonedas de amendoim, ficando na 17ª posição no ranking mundial


Referências bibliográficas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Amendoim - Acesso em 02/06/2016
http://www.abicab.org.br/historia-3/ - Acesso em 02/06/2016
http://www.euamoamendoim.com.br/category/historia/  - Acesso em 02/06/2016
https://www.spo.cnptia.embrapa.br/conteudo - Acesso em 02/06/2016
Imagens - As imagens inseridas nesta página foram extraídas de sites de conteúdo livre

Produ__o_Mundial_Amendoim_2011.jpg